Diverso Diversão foi a primeira Mostra Coletiva de Fotografia do Instituto Pavão Cultural, que traz a fotografia como uma linguagem acessível e contemporânea. Ela enfatiza a diversidade do olhar em imagens que contam histórias… e vão além do ato fotográfico.

Ana Angelica Costa

É artista visual, pesquisadora e produtora cultural. Possui ampla pesquisa em fotografias feitas com câmeras pinhole e experimentos com câmeras obscuras. Suas obras foram publicadas nos catálogos Rio Ateliê, Novos Talentos da Arte Brasileira, Premio Projéteis de Arte Contemporânea, entre outros. Possui obras na Coleção Joaquim Paiva, atualmente em comodato com o MAM-RJ. Desde 2017, faz a gestão da Casa de Eva – espaço de criação e aprendizagem em Barão Geraldo.

Durvile Cavalcanti

Diplomou-se Arquiteto pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Atuou como artista plástico por um bom período, tendo participado de diversas exposições em Salões de Arte nacionais e Galerias paulistanas tais como Documenta Galeria de Arte e Galeria Andre. Atualmente trabalha com Fotografia e Design Gráfico.

Na fotografia é autodidata. Atividade que exerceu desde a juventude, mas foi só há algum tempo que a retomou com paixão e entusiasmo, graças às grandes possibilidades e controle que a fotografia digital permite.Em 2013 desenvolveu um website onde faz a divulgação de seu trabalho, quase que exclusivamente voltado à fotografia de paisagem, o www.dcfoto.com.br. Em 2015 é selecionado pelo Museu da Imagem e do Som (SP) para integrar a mostra Nova Fotograÿa no MIS. Atualmente tem sido premiado em concursos internacionais de fotograÿa, como o Monochrome Awards (Menções Honrosas), PX3 (Menções Honrosas), IPA (Menções Honrosas), TIFA (Ouro), dentre outros.

Helio Carvalho

Fotógrafo que encontrou, na rua, inspiração para o início de seus trabalhos. Aprimorou suas técnicas e ampliou seus conhecimentos por meio de cursos realizados em instituições como International Center os Photography (ICP-NY) Museum os Modern Art (MoMA-NY), Canon College, Instituto MOreira Salles (IMS-SP), SESC e SENAC. Seus trabalhos foram expostos em festivais como Festival de Fotografia Hercule Florence, Inter FotoItu, Valongo, BC Photo Festival, Foto CEASA, Desafio Analógico, dentre outros. Como destaque, em 2018 foi premiado pelo Instituto Liberdade (RS) com uma exposição de seu trabalho e uma publicação no livro “30 Perspectivas de Liberdade”.

Ivan Moretti

Fotógrafo com a pretensão de “tornar visível” o essencial: o ser, a ação, o original e o construído. Responsável por imagem em área educacional a mais de vinte anos propõe o “olhar” intencional para alunos de Arquitetura e Urbanismo. Tem a participação em publicações sobre o patrimônio regional material e imaterial, mostras fotográficas internacionais sobre arquitetura em Paris e Ilha da Madeira, exposições individuais e jurado em concursos fotográficos e salões de artes.

Renato Araujo

Formado arquiteto na Belas Artes em São Paulo, tem obras no Brasil e no exterior, espaços públicos e privados em diversas categorias construtivas. A camera fotográfica é seu objeto de leitura da realidade e sua seletividade pressupõe a sua própria experiência social, eonômica, cultural e espiritual . É afiliado ao American Photographic Artists e Professional Photographers of America. Nos EUA, recebeu reconhecimento público como a seleção do juri no The Powerhouse Arena , venceu o The World in Focus da revista PND e segundo colocado no Cittá in Azione na Italia.


Ficha Técnica:

Diverso Diversão
Idealização e Curadoria: Mario Braga e Teresa Mas
Expografia e montagem: Pavão Arquitetura e Expografia Ltda e Juan Castro
Desenho Gráfico e Programação Visual: Pavão Arquitetura e Expografia Ltda e Amanda Erler
Projeto Educativo: Paula Monterrey
Assessoria de Imprensa: Sammya Araujo
Agradecimentos: Adail de Moura, Alfredo Priess, Edilene da Silva, Edu Brasil, Guga Costa, Juan Castro,
Osvaldo Barbosa, Samuel Olimpio, Sebastião Gomes, SHN, Wilson Neto.
Fotos: Helio Carvalho, Ivan Moreti, Mario Braga.