Exposições

“Assim como a boa arquitetura é feita para as pessoas, os espaços expositivos terão que ser feitos também. As obras de arte serão sempre as protagonistas, mas o que seriam delas sem os olhos de quem vê?
Facilitar o convívio, instigar a curiosidade e interação com artistas, curadoria e público, é parte fundamental e qualquer exposição. Fazê-los amigáveis é importante.”
(texto publicado no site do Pavão Arquitetura e Expografia Ltda, braço técnico do Instituto Pavão Cultural. Visite: www.pavaoarqexpo.art.br)

As exposições realizadas desde o início no Pavão foram idealizadas por nossa equipe e pelos curadores convidados. Buscamos contemplar as diversas linguagens das artes visuais bem como sua interação com outros eventos, como música, teatro, dança, oficinas, divulgação científica, etc.

Diverso Diversão

Diverso Diversão foi a primeira Mostra Coletiva de Fotografia do Instituto Pavão Cultural, que traz a fotografia como uma linguagem acessível e contemporânea.

etérea concretude

O artista plástico Sergio Niculitcheff apresenta 17 pinturas de grandes dimensões, fazendo uma seleção de obras produzidas nos últimos 15 anos.

desenho?

O desenho como representação pode ser considerado uma das primeiras manifestações humanas: imaginar, planejar e registrar uma ideia.

Reproduções

“Não é a vida uma série de imagens que mudam à medida que se repetem?” Andy Warhol.

Proximidades desiguais

Esta mostra se propõe reunir obras de um conjunto de artistas numa abordagem específica que vislumbre um pequeno segmento do que é produzido na arte brasileira.

trama incomum

TRAMA INCOMUM foi uma exposição de artes visuais proposta pelo Instituto Pavão Cultural e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira entre setembro e novembro de 2020 na cidade de Campinas.

mãe preta

Mãe Preta é uma exposição de Patrícia Gouvêa e Isabel Löfgren que já passou por diversas cidades e agora chega a Campinas.

nada será como antes

Em dezembro de 2020, após meses de pandemia, nossa inquietação mostrava que nada mais seria como antes.

narrar histórias, construir memórias

Os livros de artista narram histórias e provocam no espectador uma imersão no universo do livro.

sob ataque

O Coletivo Garapa propõe mais uma camada ao caleidoscópio de olhares que se sedimentam sobre essa geografia: a camada do conflito.

forma e cor

Serigrafias produzidas entre as décadas de 1970 e 1990, além de outras peças documentais do acervo do artista Maurício Nogueira Lima.

[a]dentro

A exposição conta com 13 ilustrações do artista plástico Vinícius Cruz, feitas especialmente para o encarte do álbum de Guga Costa e Rafael Thomaz.

rua no pavão

trabalhos de diferentes artistas de rua de Campinas, que possuem o graffiti e a pintura de murais como uma de suas linguagens.

quase 80

O recorte de obras de arte de período aproximado de 20 anos de pesquisa pretende mostrar pontos de convergências e/ou divergências que definem a trajetória da artista visual

obra afeto

Criamos uma multiplicidade de conexões, cada obra exposta aqui traz um pouco do amor de pessoas que estiveram conosco em alguma exposição ou evento

tessituras sensoriais numa constelação visual

No conjunto de obras de TESSITURAS revela-se que a obra de arte é um meio através do qual o homem revela sua percepção do tempo e do espaço

vê nus

Exposição do fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo, que explora o nu feminino de maneira singular, com uma delicadeza íntima e sutil, ainda carregada de forte significado político

populares | terra propósito

Ambas as exposições abordam um mesmo tema de maneiras distintas: Populares aborda a produção de identidade a partir da terra, enquanto Terra Propósito busca dar visibilidade a pessoas e projetos que democratizam o acesso à moradia

MÁSCARAS IMPERMANENTES

De Alessandro Celante, se delineia pela conciliação entre o sensível humano com as possibilidades que a fotografia tem enquanto linguagem, questionando como a imagem pode trafegar em diversos meios, suportes e estabelecer novos diálogos

SARA

coletiva artística não-binária apresenta trabalhos abertos para todas as possibilidades de diálogo. De expansão. Lugares comuns e não comuns. Às margens. Entremeios. Acreditando nos encontros como estado de performance e de trajetórias.