Celebrar com arte é a proposta que Olivia Niemeyer apresenta no Pavão Cultural. O recorte de obras de arte de período aproximado de 20 anos de pesquisa pretende mostrar pontos de convergências e/ou divergências que definem a trajetória da artista visual.

A proposta curatorial priorizou séries icônicas que delatam a preocupação de Niemeyer com a solidez espacial e conceitual de suas propostas. No meu contato anterior com a pesquisa da artista destaco a escolha da série Cidades em andamento (2005/2022) que aparece inserida em AVANTI CAMPINAS – Obras comentadas e promove a vertente subjetiva da exposição: […] Uma inflação de cores, formas interrompidas, fragmentos de frases, traços e indícios que, colocados lado a lado, não vão compor uma unidade coerente, apenas um foco de conjunção e dispersão. A unidade é substituída pela multiplicidade. É precisamente essa multiplicidade consolidada o que direciona a proposta no Pavão. 

Andrés I. M. Hernández, curador. São Paulo, inverno 2022.

Durante a exposição “Quase 80”, da artista Olívia Niemeyer, foram organizadas diferentes propostas de ações educativas, onde recebemos visitas espontâneas e grupos agendados, como alunos do 6º ao 9º ano da EMEF Profª Dulce Bento Nascimento e usuários do CECCO Toninha, um Centro de Convivência aberto à toda comunidade, que promove inclusão, circulação e prevenção da saúde, produzindo encontros entre os usuários da saúde mental e a população geral.

Durante as visitas realizadas, os participantes foram recebidos pela própria artista e puderam fazer uma visita guiada pela mesma. Após serem expostos às motivações e questionamentos trazidos por Olívia, foi dada uma oficina sobre uma das principais técnicas de fotografia utilizada pela artista. Assim, nossos visitantes puderam colocar em prática, através de seus celulares, o que aprenderam aqui. Experiências como essa são sempre gratificantes e ricas, tanto para os participantes quanto para nosso espaço e nossa equipe.