Bem vindes ao nosso site e blog!

scroll all down to read in english

 


 

Olá, saiba que somos muito gratos pela sua visita!
O Instituto Pavão Cultural é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, dedicado à exposições e projetos culturais voltados para artes visuais, artes cênicas, arquitetura, música, e atividades educativas para crianças, jovens e adultos.


Aberto em março de 2019, o espaço permite várias possibilidades de interação e estrutura para receber manifestações artísticas, culturais, de vivência e lúdicas. Conta também com equipe de expografia, montagens, visitas mediadas e oficinas artísticas.


Com o objetivo de facilitar o acesso ao nosso acervo de realizações, nós o disponibilizamos permanentemente aqui, com imagens, memórias e novas leituras.


Também buscamos um caminho mais diverso e inclusivo, com propostas que contemplem nossa comunidade local e virtual. Para sugestões, dúvidas e até reclamações, entrem em contato pelo email pavaocultural@gmail.com . Esperamos que contribuam e participem.

Clique nas ODSs para as quais buscamos contribuir com nosso trabalho e seja direcionado a um projeto do Pavão que propõe seu objetivo:

um pouco sobre nós

Mario Luis Attab Braga

Graduado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em 1985 Mestre em Tecnologia na Construção pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo-IPT em 2001; Integrante do Laboratório de Habitação do NUDECRI (Núcleo de Desenvolvimento de Criatividade) da UNICAMP, de 1987-1990; Associado fundador da Usina_ctah – Usina Centro de Trabalhos Para o Ambiente Habitado, Organização não governamental de assessoria técnica desde 1990; Professor da UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba de 1996 a 2019 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo. Sócio da Pavão Arquitetura e Expografia desde 2018. Gestor do Instituto Pavão Cultural – Projetos Educativos. Além da docência e trabalhos na área de habitação e urbanismo, desde de 2006 realiza trabalhos de projetos expográficos.

Teresa Chaves de Mas Santacreu

Arquiteta e urbanista graduada pela FAU-USP em 1983, vive em Campinas desde 1998.
Trabalhou em diversos campos da arquitetura e por 20 anos dirigiu a Linea, Arquitetura Urbanismo e Meio Ambiente S/C Ltda que entre outros executou trabalhos de expografia.
Fundadora, gestora e curadora do Instituto Pavão Cultural em Campinas – SP a partir de fevereiro de 2019 e sócia da Pavão Arquitetura e Expografia S/C Ltda, também em Campinas.
Foi integrante da equipe de projeto de arquitetura da 22a Bienal Internacional de São Paulo – outubro 1994 – curadoria de Nelson Aguilar e da exposição: Bienal Brasil sec XX – maio ode 1994 – curadoria de Nelson Aguilar com Ronald Cavaliere e Ines Luchesi de Carvalho.
Colaborou de 1988 a 1991 com as equipes de arquitetura em projetos da Arquiprom e Expomus.

Julia Pupim 

Formada em gastronomia e pós graduada em gestão de marketing, atualmente é graduanda em artes visuais pela UNICAMP. Artista e fotógrafa, teve seu primeiro livro “Morro e não posso velar o meu corpo” publicado em 2021, pelo Selo Turvo.
Sua publicação participou das exposições Nada será como antes (Campinas), Constelações Latinas (São Paulo), Fotofestival SOLAR (Fortaleza), Obra-Afeto (Campinas), Beyra Festival (Juiz de Fora) e foi finalista da Convocatória de fotolivros do Festival ZUM/IMS em 2022, sendo hoje parte permanente do acervo Instituto Moreira Salles. Em 2022, foi finalista do Concurso Lovely de melhor fotozine, com “Queime depois de ler”.
Trabalhou um ano e meio como assistente de marketing antes de adentrar ao Instituto Pavão Cultural, em junho de 2022, onde atua com: assistência de marketing, produção de material gráfico, administração do site, auxílio na montagem das exposições, contato com artistas e instituições externas, e assistência de trabalho educativos.

Clarice Ariela

Produtora cultural, formada em Ciências Sociais pela UNICAMP, nas modalidades licenciatura e bacharelados em Antropologia e Ciência Política.
Realizou estágio em gestão cultural com o grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas – SP, nas áreas de comunicação, produção executiva e projetos culturais. Trabalhou, por três anos, como assistente de produção nos espetáculos e projetos do grupo, e integrou sua equipe de elaboração de projetos, de 2021 a 2023.
Em 2020, participou do Curso de Produção de Espetáculos, oferecido pelo SESC Vila Mariana e ministrado por Daniele Sampaio. No mesmo ano, foi coordenadora de produção do Projeto musical “Patuscanto – narrativas cancionais para crianças”, contemplado pelo PROAC Ações em Rede.
Atualmente, integra a equipe de produção e expografia do Instituto Pavão Cultural, atuando com: elaboração de projetos culturais, captação de patrocínio, assistência de produção nos eventos, produção de textos e material para as páginas nas redes sociais, auxílio na montagem das exposições e contato com artistas e palestrantes convidados.

welcome to our website and blog!

Instituto Pavão Cultural is an art place dedicated to art exhibitions, music, dance, theater and other cultural projects. We are at Barão Geraldo District, one of the coolest places to enjoy culture in town. Gathering people that loves art and culture is our mission. Campinas has a splendid artistc scene, from autonomous small groups to big companies, always supported by art students form Unicamp and PUCCamp, two major Universities that offers Art Studies like visual arts, music, dance, performances and much more.  Founded by architects in 2018, Pavão Cultural was designed to assemble and interact different art experiences at the same place, our visual art exhibitions acts like scenery for music and dance performances. We also have a coffee-bar and a small art shop.  Entrance is free for all exhibitions. For music shows and other performances could be some admission fee.