WhatsApp Image 2022-07-17 at 16.39.14

LANÇAMENTO DO VÍDEO TRAMA INCOMUM

Acesse, abaixo, o vídeo TRAMA INCOMUM – MUSEU VIVO DR. CÂNDIDO FERREIRA

MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO TRAMA INCOMUM

Acesse o material de Apoio Pedagógico, disponível para Download

TRAMA INCOMUM foi uma exposição de artes visuais proposta pelo Instituto Pavão Cultural e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira entre setembro e novembro de 2020 na cidade de Campinas.

Contou com a curadoria da artista visual Cecília Stelini e dos arquitetos Mario Braga e Teresa Mas e a participação de mais de 40 artistas com obras produzidas nos anos de 1990, ainda no âmbito do Hospital Psiquiátrico até os dias de hoje, nos Centros de Atenção Psicosocial (CAPS) e Centros de Convivência (CECOs).

É um tema transversal dessa exposição, a questão da Reforma Psiquiátrica que mudou o modelo de isolamento e exclusão dos portadores de transtornos mentais dentro de instituições fechadas para o cuidado humanizado a partir do convívio social, particularmente no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, através da arte.

Realizada durante a pandemia de covid-19, a exposição foi aberta ao público com acesso gratuito por agendamento prévio. Mesmo com todos os cuidados de distanciamento social e higiene, a visitação ficou aquém da importância do acervo exposto e de todas as questões e debates que o tema da arte e da saúde mental poderia mobilizar.

Nesse contexto, apresentamos ao edital Proac14-2020, a proposta de uma visita online ao acervo do Museu Vivo Cândido Ferreira, que teve parte de suas obras presente na exposição TRAMA INCOMUM, em forma de vídeo, e fomos contemplados.

Esse vídeo, cujo link disponibilizamos acima, foi lançado com exclusividade pela plataforma #CulturaEmCasa e é dividido em 4 episódios que buscam contextualizar aspectos das obras que foram expostas, com comentários de artistas, curadores e trabalhadores do Serviço de Saúde que puderam acompanhar os artistas em suas trajetórias.
O vídeo conta com recursos de audiodescrição, legendas em portugues e janela de libras.

Como complemento do vídeo, disponibilizamos em formato pdf, pra visualização ou download, um Material de Apoio a educadores, com sugestões de atividades que podem aprofundar as reflexões sobre os temas abordados em cada um dos episódios.

Esperamos que esse trabalho seja útil para ampliar o debate da luta antimanicomial, apontando para a humanização de todos os tratamentos através da arte e promovendo a inclusão de todas as pessoas no convívio social.

 

FICHA TÉCNICA
roteiro e narração: Paula Monterrey
captação imagens e áudios: Gabriella Zanardi
captação mosaico: Gabriella Zanardi, Gal Soares di Sordi e
Maria do Carmo Marques de Lira
edição vídeo: Gabriella Zanardi
auxiliar de edição: Lorrann dos Santos
tratamento de áudio: Lorrann dos Santos
design gráfico: Eleusina Freitas
produção: Teresa Mas e Pavão Arquitetura e Expografia Ltda


assistente de produção: Laura de Melo Andare
trilha sonora e voz: Guga Costa
roteiro de audiodescrição e locução: Bell Machado
consultor: Rafael Braz
tradutora intérprete de LIBRAS:
Rafaella Sessenta
LIBRAS e legendas: Alan Alcântara
revisora: Daloisa Braga
realização: Mario Luis Attab Braga, Governo do Estado de São Paulo

GALERIA

 

 


CAtálogo Digital Trama Incomum

O catálogo digital, aqui disponibilizado, foi publicado como contrapartida aos recursos recebidos pelo Instituto Pavão Cultural pela Lei Aldir Blanc em 2020 e vem ampliar as informações sobre a exposição TRAMA INCOMUM para pessoas interessadas em pesquisar sobre o acervo do Museu Vivo Cândido Ferreira e conhecer artistas de outras liguagens que interagiram com a exposição montada, durante a fase de interrupção das visitas por causa da pandemia de covid-19.

Foram realizados no ambiente da exposição em caráter virtual, sem público, alguns shows musicais e cênicos bem como rodas de conversas sobre os temas abordados.

Esse material, está disponível nos canais virtuais do Instituto Pavão Cultural e seus acessos descritos na página “Saiba Mais” do catálogo, bem como a indicação de bibliografia suplementar.

Esperamos com esse trabalho manter o debate acerca do cuidado com a saúde mental através da arte sempre aberto e presente, valorizando as práticas que foram e seguem sendo criadas em nossa cidade.

O material é direcionado a todos os públicos sem restrição de idade e será particularmente útil a educadores, artistas e trabalhadores da saúde mental.

Ficha Técnica

Exposição Trama Incomum
Curadoria: Cecília Stelini, Mario Braga e Teresa Mas
Expografia e montagem: Pavão Arquitetura e Expografia Ltda
Desenho Gráfico e Programação Visual: Eleusina Freitas
Projeto Educativo: Paula Monterrey
Assistente Educativo: Laura de Melo Andare
Assessoria de Imprensa: Sammya Araujo
Museu Vivo Dr. Cândido Ferreira: Gal Soares de Sordi, Ateliê de Livre Expressão do Centro de Convivência Casa dos Sonhos: Larissa Camatta Zambon
Arte Urbana do Centro de Convivência Casa dos Sonhos com apoio da Associação Cornélia: Rodrigo Ribeiro, Mirs Monstrengo,
Ateliê do Centro de Convivência e Cooperativa Toninha: Marcelo Pinta
Ateliê de Experimentação em Arte do CAPS Esperança: Caroline Ferreira Jorge
Fotos: Gabriella Zanardi, Mario Braga