POPULAR[ES]

A exposição “Popular(es): entre Contextos, Técnicas e Poéticas ” tem como objetivo trazer uma pequena diversidade de trabalhos artísticos que trabalham o popular desde a técnica e/ou temática.
Esta exposição é uma extensão do projeto “Universidade, museu e escola: um projeto integrativo e extensionista” contemplado pelo edital Fundo de Apoio a Ensino Pesquisa e Extensão (FAEPEX) – UNICAMP, em 2022. O projeto possui o nome: Do projeto à vernissage e é organizado pelas professoras Dr. Jurema Sampaio e Selma Machado Simão do Instituto de Artes da UNICAMP.
Além disso, a exposição conta com a curadoria de Nath Cordeiro e Tania Sahire a convite das professoras em parceria com o Instituto Pavão Cultural.

Foram expostas obras dos artistas Beatriz Campolim, Bel, Bruno Costa, Carolina Velasquez, Caroline Pachioni, Clara Harume, Claudia Baré, Dacilisia, Diwarian, Fernanda Rocha, João Botas, John Abé, Jorel, Luiz Lira, Luiza Schiling, Mayara Nardo, Miquelina, Nair Maruta Inácio, Naomi Barbosa, Natali Mamani, Neliana, Rhayane Barbosa, Samuel dos Santos, Selma M. Simão, Shirley, Tainá, Vicenta e Vitor Alves, com apresentações do grupo Bayaroá Kuruá, Ana Mowatcha e a performance de Caos Haru.

TERRA-PROPÓSITO

A propriedade é uma das grandes obsessões da humanidade. Os seres humanos produziram ao longo dos séculos inúmeras ferramentas que buscam fazer todos acreditarem quais pedacinhos do planeta pertencem a quem: escrituras, contratos, cartórios, testamentos, impostos.
Por outro lado, desde sempre muita gente buscou produzir realidades utópicas com esses mesmos recursos: propriedades que não podem ser compradas e vendidas, que democratizam o acesso à moradia, que garantem a convivência entre humanos e não humanos, que preservam a memória e o meio ambiente para
as futuras gerações.
O projeto Terra-Propósito busca dar visibilidade a essas pessoas e projetos.
A organização conta com uma parceria entre o @fundofica de São Paulo, @fundohaja de Campinas e Instituto Pavão Cultural.