Ao longo desses 4 anos, as artes e a cultura tiveram desafios enormes, foram tempos de resistência, resiliência e amor às artes. O Pavão quer celebrar a construção coletiva desse espaço de encontros, onde foi possível cultivar aquilo que nos une, os afetos.  Para essa exposição, foram convidados amigos e parceiros, (artistas, curadores, músicos, designers) que participaram em alguma exposição ou evento durante esses  anos, para que apresentassem obras, de sua autoria ou de seu acervo pessoal, e que representassem um pouco da sua história.

Trata-se de uma exposição coletiva, mas com um caráter bem diferente, não houve curadoria das obras, cada convidado foi curador de si mesmo, a escolha dos trabalhos foi livre, apenas com restrição de tamanho para que coubesse no espaço. A expografia, executada pela equipe do Pavão, buscou costurar uma trama de histórias generosamente compartilhadas onde espera que os visitantes também se sintam representados. Pensamos ser importante, nesse momento que atravessamos, compartilhar afetos e ao mesmo tempo incentivar mais pessoas a colecionar arte,  entendendo como ela pode ancorar nossas memórias e nos ajudar a construir a nossa história. 

Participam de Obra Afeto: Alessandra Ribeiro, Ana André, Ana Angelica Costa, Beá Meira, Carriero, Cecilia Stelini, Coletivo NuDesenhos, Gal de Sordi, Hellen Audrey, João Bosco, José Renato Braga, Julia Pupim, Laura Andare, Luciana Bertarelli, Marcio Elias Santos, Mario Braga, Olivia Niemeyer, Rafa Carvalho, Regina Garbelini, Sergio Niculitcheff, Silvia Matos, Simone Peixoto, Teresa Mas.

A exposição ficou aberta do dia 18 de novembro ao dia 17 de dezembro de 2022. Sua abertura contou com uma performance da artista Cecilia Stelini e apresentação musical Edu Lobo pelo Quarteto Açu, com participação vocal de André Segolin.